Resenha – Escreva! Guia de Escrita Criativa

Escreva - Guia de Escrita CriativaEscrever nunca foi algo fácil.

Assim como com qualquer outra atividade, a escrita exige prática, esforço e treinamento. O esforço e a prática dependem unicamente do próprio autor, mas o treinamento pode ser alcançado por meio da aproximação com um professor, um mestre. Mas, afinal, escrever é uma arte ou um ofício? Pode alguém responder com exatidão a esta pergunta que remonta à era aristotélica? Até os dias de hoje, não há consenso, mas há tentativas de, se não responder, ao menos intermediar os dois extremos.

Escreva!é uma obra que traz essa aproximação e intermediação: trata do artístico com metodismo, trata da inspiração com trabalho, trata do fazer literário com fazer laboral. Não é à toa que o subtítulo deste trabalho, co-autoria da professora Jane Tutikian e do tradutor Pedro Gonzaga, é guia de escrita criativa. Ele se propõe a ser um guia, abrir um leque de possibilidades sem precisar alguma improvável resposta ao questionamento que fiz no primeiro parágrafo.

O livro começa com uma pequena apresentação que, já de cara, bate de frente com o monstro da folha em branco, apresentando dez razões comuns que escritores e aspirantes a escritores comumente utilizam para não escrever, bem como refutá-las.

Então partimos para a primeira parte do livro, que compreende nove capítulos com enfoque principalmente nos elementos da narrativa, tais como narrador, cenário, personagens, diálogos, tempo e espaço, dentre outros. Cada capítulo apresenta exemplos retirados de autores renomados ou clássicos para ilustrar o que pretende dizer, e encerra com alguns exercícios para incentivar o leitor a assimilar o que nele foi apresentado, o que deixa a obra com um caráter bastante didático, sendo perfeita para autodidatas afiarem a sua escrita.

Não obstante a primeira parte do livro ser bastante organizada e concentrada em seu objetivo, o mesmo não pode ser dito da segunda. Com doze capítulos, todos com a mesma estrutura, ilustrados com exemplos ilustres e apresentando exercícios úteis, a segunda parte do livro busca o enfoque nas técnicas narrativas mais do que nos elementos narrativos supracitados, e consegue fazer isso boa parte do tempo. Há alguns capítulos nesse meio, no entanto, que ficam um tanto quanto deslocados do resto. Isso por conta de tratarem de gêneros textuais e não de técnicas de narração (metáfora, troca de narrador e aberturas são alguns dos capítulos da segunda parte visivelmente voltados à técnica de escrita). Os capítulos referentes a gêneros textuais possuem qualidade igual à do resto da obra, porém ficariam melhor alocados em uma possível terceira parte, o que não aconteceu.

Esses pormenores, no entanto, não tiram o mérito de Escreva! Guia de Escrita Criativa, como um dos poucos materiais de qualidade a respeito desta arte e deste ofício em Língua Portuguesa. A bibliografia mostra fontes de irrefutável qualidade, com nomes como Henry James, Ansen Dibell e William Sloane.

Por fim, para um melhor aproveitamento da obra de Tutikian e Gonzaga, o autor desta resenha sugere que num primeiro momento o livro seja lido na íntegra, e apenas depois sejam feitos os exercícios por ele propostos, na ordem em que aparecem, visto que em uma obra cujo conteúdo é algo tão plural quanto a escrita e suas possibilidades, é certo que todos os capítulos se relacionam de uma forma ou de outra.

Sobre os autores:

Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre em 1952. É escritora e professora universitária (UFRGS). Autora de Batalha naval, A cor do azul (prêmio Jabuti literatura Infanto-Juvenil), Pessoas (prêmio Érico Veríssimo), Geração Traída (prêmio Gralha Azul/PR), Um time muito especial (prêmio Tibicuera Livro do Ano), Alê, Marcelo, Ju & Eu (prêmio Açorianos Infanto-Juvenil), A rua dos secretos amores, Aconteceu também comigo (prêmio destaque Academia Brasileira de Letras), entre outros.

Pedro Gonzaga é tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, desenvolve há anos trabalhos envolvendo escrita criativa. É natural de Porto Alegre, cidade onde atualmente vive.

Onde comprar:

O livro pode ser encontrado a venda no site da Livraria Cultura

Resenha por Jaime de Andruart


Publicado

em

por

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.