Projetos Nacionais para Apoiar #4

Prontos para mais um Projetos Nacionais para Apoiar? Trazemos para vocês alguns dos projetos maravilhosos que passam pelos sites nacionais de financiamento coletivo, focando em produções minimamente literárias ou artísticas, como histórias em quadrinhos, livros , canais do youtube relacionados à literatura, podcasts literários e projetos de artistas e escritores. Vamos lá!

O livro Heroínas (a capa é uma caveira cercada por flores amarelas e borboletas roxas, o título fica no canto inferior direito, num círculo roxo) numa mesa de madeira, perto de uma vela acesa, com um marca-página (mesma imagem da capa) e uma foto em preto e branco de uma mulher negra. Borboletas roxas estão espalhadas na imagem.

Heroínas

Mais do que oferecer uma nova percepção sobre clichês estabelecidos para mulheres ao longo da História e da literatura, Heroínas também busca homenagear figuras históricas — das mais famosas, que deixaram seus nomes gravados nas mentes de muitas gerações, às mulheres que precisam ser redescobertas por leitores de todo o mundo.

Uma antologia composta por 10 autoras, e organizada por Clara Madrigano, que reimagina grandes mulheres da História num contexto fantástico, como um tributo por sua luta e pelo que representam hoje.

Imagem do livro (capa mostra a silhueta de uma mulher negra em tons laranjas) ao lado do texto: 12 contos, 12 histórias, 12 personagens femininas.

A Mulher Mais Amada do Mundo

A mulher mais amada do mundo é um projeto onde as mulheres são protagonistas. São 12 contos, nos quais não há um único tema. A morte, a solidão, o prazer, o amor, o ódio, estão no cotidiano dessas mulheres que vivem, morrem e renascem para si mesmas e seus desejos. Ainda não há um mundo que lhes caibam, tamanha a grandiosidade de cada uma delas, mas elas resistem e se imortalizam em histórias.

Imagem em preto e branco de uma raposa na neve.

As Cores que Faltavam em Alba

Na mitologia japonesa, as raposas – chamadas kitsunes – são tidas como seres sagrados. Inspirada por essa e outras narrativas do Oriente, Mariah criou a história de Alba, uma velha raposa que desconhece as cores por morar em um lugar onde tudo é branco – inclusive ela mesma. Seu maior desejo antes de morrer é ser capaz um dia de enxergar as mesmas cores e tons que as andorinhas diziam ver durante seus passeios em outras terras. O texto de As cores que faltavam em Alba, que será ilustrado pela artista nipo-brasileira Mika Takahashi, trata de maneira leve e filosófica questões menos abordadas na literatura infantil. A obra trabalha em paralelo as percepções do leitor não somente acerca do poder das cores, mas também com relação ao processo de luto.

Imagem do livro (a capa é uma mulher nua, de pele azul e cabelo branco, caindo pelas nuvens, coloridas em roxo, rosa, laranja e amarelo). O verso do livro é a imagem

Cummulus

Sinopse:

Estar com os dois pés no chão nem sempre é uma boa notícia. Especialmente para uma moldadora de nuvens, que nunca havia sentido isso.

Em uma busca nebulosa por sentido, perda de materialidade e ciclos, a moldadora precisará da ajuda de uma humana, Neblina, para tentar viajar de volta aos céus aos quais pertence.

Quadrinhos QUEER

O livro contará com artigos científicos, relatos, contos e ilustrações sobre a relação da comunidade LGBTQ+ com a nona arte. Não somente a relação profissional, mas também a sua presença como personagem das histórias em quadrinhos. Será um projeto inédito no Brasil, que servirá de referência para leitores, editores, produtores, jornalistas e pesquisadores.


***

Contribua com a revista no Catarse e nos ajude a remunerar nossos autores e nossa equipe!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.