Resenha – Quem Teme a Morte
O livro de Nnedi Okorafor, lançado em abril, conta a história de Onyesonwu – que significa Quem teme a morte, dando o título do livro -, uma garota africana que se descobre detentora de superpoderes enquanto enfrenta o seu passado e a discriminação que sofre por ser considerada uma pária da sociedade. Com a perda do pai de criação, Onye começa uma busca por si mesma, para entender seu passado e sobreviver a ele.
A narração em primeira pessoa nos deixa bem próximos da personagem principal e com ela, experimentamos as sensações do universo criado por Okorafor. O cenário é o lindo deserto africano, povoado pela cultura e religião dos povos que ali vivem e que não costumamos encontrar nas histórias. Os personagens são cativantes e muito bem desenvolvidos e a narrativa lida com temas de discriminação racial e sexual.
Quem teme a morte é uma ótima leitura para quem procura algo diferente.
Sobre a autora
Nnedi Okorafor é de ascêndencia nigeriana e mora nos Estados Unidos; foi aclamada pela crítica por suas histórias densas e criativas, chegando a ser comparada a J. K. Rowling. Atualmente, é professora de escrita criativa na Universidade de Chicago.