ABL apresenta o seminário “Brasil, brasis”

ABL apresenta o seminário Brasil brasisA Academia Brasileira de Letras (ABL) vai debater amanhã (28/08) o tema A literatura infantil e juvenil na atualidade, como parte do Seminário Brasil, brasis, patrocinado pelo Bradesco. É o segundo debate oferecido pela ABL no mês de agosto e conta com palestras da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, da Secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infatil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra, e da artista plástica, autora e ilustradora Graça Ramos. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL. O debate, por ser parte do seminário será transmitido ao vivo pelo portal da ABL.

O evento está programado para começar às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro, e a entrada é franca. Para os interessados, serão conferidos certificados.

Sobre as Palestrantes

Ana Maria Machado, em muitas de suas palestras no Brasil e no exterior, afirmou que “o livro pode ser lido e relido, independentemente das novas tecnologias. Pode-se falar com os personagens, imaginá-los. A palavra muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo. A leitura liberta”. Ocupa a Cadeira número 1 da ABL desde 2003, e recebeu, em 2000, a Medalha Hans Christian Andersen – considerada o Nobel da Literatura Infantil.

Elizabeth Serra afirma que a FNLIJ é a única instituição no país totalmente voltada para o direito de todas as crianças e jovens terem acesso à cultura escrita, por meio da leitura de livros de qualidade, em particular da literatura, como base para uma educação integrada à formação cultural: “A Fundação está presente, de maneira direta e indireta, em todas as ações de promoção da leitura literária em nosso país”.

Graça Ramos é artista formada em Artes Plásticas pela UFBA e Mestre em Artes Plásticas, pela Pennsylvania State University, Estados Unidos. Em 1997, concluiu Doutorado em Belas Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade de Sevilla, Espanha. Sua arte serviu como ilustrações para livros de Antônio Sobrinho, Fernando Coelho, Regina Matos, Revistas Plages (França) e outros.

Fonte: Academia Brasileira de Letras


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.